Foto: Vinicius Becker

Santa Maria e a região central do Estado devem enfrentar uma sequência de dias de calor intenso a partir desta terça-feira (3). A previsão indica máximas acima dos 35°C ao longo da semana, com possibilidade de os termômetros se aproximarem dos 40°C na sexta-feira (6). A condição é resultado de uma onda de calor associada à aproximação de uma frente fria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme o meteorologista Daniel Caetano, o cenário predominante será de sol forte e rápida elevação de temperatura ao longo do dia.
— A tarde desta terça promete ser muito quente e é o cenário que esperamos para toda essa semana. Estaremos sobre uma intensa onda de calor que vai trazer temperaturas muito elevadas aqui para região central do estado — afirmou.
Para esta terça-feira (3), a máxima prevista é de 35°C. Pela manhã, a temperatura começou na faixa dos 22°C e deve subir rapidamente com a redução da nebulosidade.
— No período da tarde a tendência que essa nebulosidade se dissipe e o sol brilha forte. Então, a chegar aos 35 graus é uma condição bem esperada para esta terça. Na segunda-feira a temperatura máxima foi aos 31. Esta terça, tranquilamente, ultrapassa essa marca — disse.
Calor aumenta até sexta-feira
A previsão indica manutenção do calor forte nos próximos dias. Entre quarta (4) e quinta-feira (5), as máximas devem variar entre 36°C e 37°C. O pico ocorre na sexta-feira (6), quando os termômetros podem chegar a 39°C, com sensação de abafamento mais intensa.
— Na sexta-feira o termômetro pode chegar aos 39°. O que a gente vai ter na sexta-feira é aquela condição antes da passagem da frente fria, né? O que a gente chama uma condição pré-frontal. Então, veremos temperatura bastante elevada, umidade elevada, e, provavelmente, teremos uma sensação de abafamento mais intenso — detalhou.
Segundo Caetano, esta deve ser a onda de calor mais forte do verão até agora na região.
— Do que a gente vem observando ao longo desse verão, essa onda de calor já é a mais intensa do ano — afirmou.
Chuva pode voltar no sábado, mas com baixo volume
A mudança no tempo é esperada entre sexta e sábado (7), com a formação e passagem de uma frente fria.
— Temos aí alguma mudança na condição de tempo para o sábado, mas vai ser muito rápido. Os modelos estão colocando alguma chuva e isso deve acalmar um pouco essa temperatura tão elevada — disse.
O volume previsto é baixo e as pancadas devem ser irregulares.
— O que estamos prevendo é que vai ser com pouco abastecimento de chuva. A passagem dessa frente fria no sábado não deve provocar grandes volumes de chuva. Algo abaixo de 10 milímetros — explicou.
Confira as mínimas e máximas para esta semana:
- Terça-feira (3): mínima de 19°C - máxima de 35°C
- Quarta-feira (4): mínima de 20°C - máxima de 37°C
- Quinta-feira (5): mínima de 19°C - máxima de 36°C
- Sexta-feira (6): mínima de 19°C - máxima de 39°C
- Sábado (7): mínima de 16°C - máxima de 29°C
- Domingo (8): mínima de 19°C - máxima de 35°C
- Segunda-feira (9): mínima de 20°C - máxima de 34°C